A cidade
Ínicio / A cidade

Caracterização do Município

 O município de Baianópolis está situado na região oeste da Bahia e foi criado através da Lei Estadual de nº 1776, de 30 de julho de mil novecentos e sessenta e dois (1962).

Baianópolis situa-se a 22 km da BR 242, na BA 430. Localiza-se entre os municípios de: Catolândia, Angical, Tabocas do Brejo Velho, Santana, Serra Dourada, Santa Maria da Vitória e São Desidério, estando a 62 km de Barreiras. Situado na microrregião homogênea de Barreiras, a 833 km de Salvador (Capital), extremo oeste Baiano, apresenta uma extensão territorial de 3.360,088 km² com altitude média de 659 metros. As estradas intermunicipais são caracterizadas como estradas de terra.

Parte de terras deste município é banhada pelas águas dos marimbus e do Rio dos Angicos. As características climáticas são de um clima semiárido, subúmido e seco ou úmido, a depender da época do ano. As chuvas acontecem entre os meses de outubro e abril, sendo que entre maio e setembro acontecem algumas chuvas esporádicas. A vegetação predominante é o Cerrado Arbóreo Aberto, sem Floresta-de-Galeria. Apresenta uma extensão territorial de 3.360,088 km² com altitude média de 659 metros.

Aspecto Histórico
O território integrava a sesmaria da Casa da Ponte de Antônio Guedes de Brito. Seu povoamento iniciou-se na segunda metade do século XIX, por aventureiros procedentes do rio São Francisco, que ali se estabeleceram desenvolvendo a agropecuária.
A fertilidade das terras atraiu novas famílias que ali se fixaram, formando o povoado Bonfim, elevado à vila, em 1934.
Por um Decreto Estadual de 1930, teve o nome mudado para Boa Sorte. Em 1943, alterou-se novamente o topônimo para Tapiracanga. O município foi criado em 1962 com o nome de Baianópolis.

Aspectos Demográficos

 

O município de Baianópolis-Ba, portador do código do censo 2010 de número: 2902500 possuía em 2010, 12.179 habitantes, sendo 7.167 homens e 6.696 mulheres. Entretanto 3.495 total da população urbana e 10.368 população rural totalizando 13.863 habitantes em 2010.

Aspectos Culturais

Os aspectos culturais de Baianópolis-Ba destacam-se por elementos da identidade regional, considerando o jeito nordestino, cangaceiro e sertanejo de ser.

Algumas expressões culturais como a Folia dos Reis, samba de roda, xula são marcas do que se entende como cultura popular, uma vez é criada, vivenciada, mantida e promovida pelo jeito simples do povo do campo.

Também com o cunho religioso e popular, dão se a festividade dos Padroeiros, rezas e outras comemorações que tem um sentido religioso, mas que tornam-se expressões de cultura, a exemplo da Festa do Divino, na sede e na zona rural, que são momentos de devoção, mas também de folia, samba, forró e outras expressões culturais.

O Congresso da Ujadeb, evento este religioso, realizado pela Juventude da Igreja Assembleia de Deus de Missões em parceria com outras igrejas evangélicas da região, conta com a presença de cantores e pastores da região e de outros estados, bem como expectadores de toda região oeste e de outras partes do Brasil, que buscam a palavra de Deus e o bem-estar de espírito.

 Mostrando o jeito sertanejo e cangaceiro de ser, tomam grande destaque as cavalgadas em muitos povoados do município. Cavaleiros e amazonas percorrem as estradas rurais com muita música, som de berrante, toadas de vaquejadas e outras expressões típicas do sertão. E na comunidade de Bebedouro há ainda a tradição da Festa do Carreiro, atualmente este percurso de caminhada e festa é feito em carros de bois, preparados para percorrer estes caminhos.

Enquanto evento cultural de grande porte, o município realiza as festas juninas, com arraiais em escolas e comunidades rurais, desfile para escolha de Rei e Rainha do São João, que culmina com “O melhor São João do Oeste Baiano”, uma festa que atraem visitantes não somente da Bahia, mas de outros estados. Este evento conta com a presença de atrações locais, regionais e outras do cenário nacional. Tenta-se, com a festividade, não somente ter um espaço de festa e lazer, mas garantir que a cultura nordestina, atrações das musicas de raiz, das quadrilhas, do casamento matuto e das danças e comidas típicas sejam preservadas e valorizadas pelo o seu povo.

Enquanto festa carnavalesca pode ressaltar o Grito de Carnaval, com marchinhas e fantasias nas ruas da cidade e a festa de carnaval que acontece na praça publica, tendo como diferencial os caretas. Mas merece maior destaque ainda duas das mais antigas tradições do lugar, o “nazaro”, que conta com o cortejo a um defunto na noite de quarta-feira de cinza, pelas ruas da cidade, lamentando o fim do carnaval, no qual as pessoas que estão fantasiadas neste ato atacam com restos de comida, ovos e outros itens aos moradores desavisados que se arriscam a sair de casa nesta noite. Mas há uma festa peculiar do município de Baianópolis, a Festa da Boneca, que acontece no sábado de aleluia, sempre organizada por um morador da cidade que recebe, das mãos dos caretas uma boneca, no ultimo dia de carnaval, devendo cuidar desta e da organização da festa até o sábado de aleluia, quando e realizada uma grande festa para toda a população, contando, em alguns anos com queima do judas e leitura de seu testamento.

De Cunho literário, pode mencionar a Feira do Livro, baú de leitura e o clube da leitura, que busca, através da doação, distribuição e troca de livros, incentivando a cultura da leitura, principalmente entre o publico Infanto-juvenil.

O artesanato também é algo que tem grande diversidade no município, desde as artes em tecido e fios, como os tapetes e almofadas bordadas em barbante, ponto cruz, ou pintura manual, ate as esteiras, balais e cestos produzidos com palhas e folhagens típicas do lugar. Também é feito com matéria prima do município os vasos, potes, panelas e outros de barro, que servem tanto para ornamento quanto para a utilidade domestica.

Além disso, outras iniciativas de diversidade cultural são representadas no município, a exemplos das fanfarras, filarmônicas, grupos de capoeira, teatros danças, muitas bandas musicais e tantas outras expressões que revelam o jeito de ser deste povo.

Pular para o conteúdo